segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dinâmica de grupo: Dominó

Como profissional de desenvolvimento e capacitação profissional, uma das atividades que mais gosto de aplicar é a dinâmica de grupo. Usada tanto para processos seletivos quanto capacitações, a dinâmica consegue tirar o indivíduo daquele estado "catatônico" em que recita palavras certinhas e adequadas para passar uma boa imagem e faz com que ele interaja com os demais de maneira mais natural (pelo menos a abertura para isso é maior).
Portanto, compartilho com vocês uma dinâmica muito interessante que pode ser utilizada no processo seletivo quanto no treinamento e desenvolvimento de pessoas. No caso do treinamento, é importante abrir o debate para que as pessoas possam fazer analogias da dinâmica com o cotidiano de suas atividades. O debate bem direcionado produz ótimos resultados.
A empresa dominoz S.A
Tempo de aplicação: 40 minutos
Número máximo de pessoas: 30
Número mínimo de pessoas: 5
Cadastrado por: Kombo Dinâmicas
Atitudes
Trabalho em equipe, Liderança, Equipe, Planejamento, Criatividade, Organização, Proatividade
Objetivos
  1. Observar comportamentos em situação simulada de competição e conflito.
Materiais
- Lápis de cor;

- tesoura;
- cola;
- régua;
- lápis;
- borracha;
- estilete.

Procedimento
  1. Vocês agora representam a Empresa DOMINOX S.A., trata-se de uma empresa especializada na fabricação e exportação de “jogos de dominó”.
  2. A empresa nos últimos dez anos dominou o seu mercado mas, nos
    últimos seis meses, estão surgindo concorrentes. Vocês necessitam de uma “saída” para a conquista de novos clientes.

    3. Sua tarefa consiste em:
    a) Elaborar um “Plano de Trabalho”.
    b) Construir um protótipo de um jogo de dominó criativo, que será apresentado a um grupo de compradores de grande potencial.
    c) Os itens “a” e “b” deverão ser apresentados, no final, juntamente com o jogo pronto.

    4. O grupo deverá construir um jogo de dominó, utilizando o material que lhe é colocado à disposição. Antes porém, deverá:
    a. Eleger um líder.
    b. Compor o organograma da empresa, levando em conta os funcionários disponíveis (o próprio grupo).

    5. O líder do grupo será o responsável direto pela execução ou não do
    projeto, para o quê, deverá ou poderá usar de sua autoridade delegando tarefas.

Dicas
  1. Pontos de discussão: 
    - Como foi realizar a atividade?
    - Como o líder conduziu o grupo durante o trabalho?
    - Quais as dificuldades encontradas? Como resolveram?
    - O que auxiliou o trabalho dos grupos?
    - De que forma aconteceu a comunicação dentro dos grupos?
    - De que forma vocês relacionam esta atividade com o que acontece no ambiente de trabalho?

    O debate é importante pois irá analisar como está sendo o trabalho em equipe, se surgem lideranças, como foi feito planejamento, se conseguem trabalhar com a competitividade, se conseguem tomar decisões.

Sandra Simões
Desenvolvimento e Capacitação Profissional

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